quinta-feira, 17 de julho de 2014

Novos Smart Fortwo e Forfour

Com a parceria Renault-Mercedes têem-se colhido muitos frutos, e como não poderia deixar de ser, a Smart teve de entrar para o baralho desta parceria, já que a Renault estava a desenvolver o novo Twingo. Resultado: Um novo Smart Fortwo, e o regresso do Smart Fourfor, ambos com a plataforma do Renault Twingo.


Os novos Smart ganharam agora uma "frente comprida", devido às normas de segurança para peões, mas não é por causa disso que ele perde o conceito, pois o comprimento mantém-se nos 2,69 metros.

Distinguir esta nova geração não será nada difícil: Uma frente mais saliente, um motor traseiro de três cilindros só a gasolina, assim como tração traseira, tal como no Twingo. Os traços gerais mantiveram-se, mas no geral está quase tudo diferente. Os faróis adotaram um estilo completamente novo, que até faz lembrar os Mercedes-Benz, o que não deixa de ser curioso.


Os novos Smarts deverão estar já em comercialização em Portugal em Novembro de 2014, mas espera-se a sua presença no festival de Smarts em Cascais.

Estes dois modelos são decisivos e importantes para o grupo Daimler (Mercedes). Para reduzir custos, resultam de um projecto que une a Mercedes à francesa Renault. Todos utilizam o motor traseiro assim como tração traseira, o que é uma novidade para ambos, não só para o Smart como também para o Renault.


Este Smart, mantém-se fiel ao conceito, apesar da plataforma francesa. Ganhou uma frente saliente, mas conseguiu manter o seu comprimento. Já a Renault melhorou o seu, com diversos detalhes principalmente no interior. Note-se os variadíssimos espaços de arrumação. Montes de caixas e caixinhas para todo o lado, o que ajuda bastante à habitabilidade do novo Twingo.


Já o Smart continua bastante semelhante à versão anterior, pelo menos no habitáculo. O painel colorido dá bastante personalidade ao modelo, mas o rádio e o volante são os objectos que mais destaque ganham no interior deste citadino.


Ainda não há preços para Portugal, mas a Daimler aponta preços base abaixo dos 11 mil euros para o Fortwo, e mais 600 euros para o Forfour.

A grande diferença de tamanho do Smart situa-se na largura, onde "Engordou" 10 cm. O Forfour, como não podia deixar de ser, é ligeiramente maior, tendo 3,49 metros de comprimento. A largura dos dois modelos é igual.


Quanto a motores, poderemos esperar um motor tricilíndrico de 60 ou 71 cavalos, ou então uma versão turbo de 898 de cilindrada e 90 cavalos. Não haverão motores diesel, mas espera-se uma versão elétrica.


A marca anuncia também um excelente raio de viragem. Isso permite ao Smart Fortwo fazer uma inversão de marcha em 6,95 metros (entre passeios). O Forfour realiza a mesma proeza em 8,75 metros.

Sem comentários:

Enviar um comentário