quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Novo Mazda MX-5 apresentado


Foi esta madrugada do dia de hoje que, após muito suspanse da parte da marca japonesa, foi apresentado oficialmente o novo Mazda MX-5 em simultâneo no Japão, EUA e Europa. A quarta geração do clássico Roadster traz uma frente inspirada na actual identidade visual da marca e conta com uma frente moderna e com uma traseira mais clássica. Assim, a Mazda tenta fazer uma renovação total do seu sucesso de vendas, que traz uma redução de 100 kg face à geração antecessora.

Este desportivo continua com a mesma fórmula: um desportivo de tracção traseira, com dois lugares e com uma capota de lona: e assim se faz o best-seller do mercado dos roadsters, vindo de uma marca recentemente premiada como a mais estilosa de 2014. Porém, apesar das coisas mais básicas que este modelo traz, vem também apetrechado com vários sistemas mais recentes como a tecnologia Skyactiv e o novo sistema de conectividade MZD-Connect. O modelo traz uma distribuição de peso de 50/50, o que lhe dá ainda mais estabilidade, algo importantíssimo para a sua condução ágil, digna de um roadster. A traseira tem uma silhueta agradável ao olhar, e a cavidade de matrícula tem espaço para qualquer tipo de placa. Os faróis traseiros, com um estilo bastante "vintage", recordam os modelos clássicos da marca.


A traseira é a secção que mais mudou e também a que dá mais carácter ao veículo, principalmente pelo pára choques completamente renovado e pelo escape de duas pontas. O logótipo da marca foi colocado na abertura da bagageira. Mas apesar de tudo, a frente também foi alterada, e ficou com um aspecto mais agressivo devido à enorme grelha frontal e aos faróis baseados no Toyota GT86. Já no interior as mudanças são menos significativas, começando pelo volante mais pequeno. O lançamento está previsto para 2015 e ele está 105 mm mais curto, 20 mm mais baixo e 10 mm mais largo que o anterior. A nova suspensão é mais rija, a secção vidrada é mais pequena e o pilar A está mais fino, tal como o pilar do pára brisas.

A altura do capô baixou, o que deu uma melhor visiblidade da estrada de um modo até agora conseguido apenas em monovolumes. Ele tem agora um motor central e os painéis do capô, da mala, os reforços do guarda-lamas da frente e ambos os pára choques foram totalmente feitos em alumínio. O peso da capota de lona foi reduzido bastante consideravelmente, tal como alguns objectos, nomeadamente no interior do veículo. As opções para  o motor deverão ser as 1.5 e 2.0, com uns prováveis 140 e 200 cavalos, com uma caixa de Seis velocidades Skyactiv-MT. Existe agora uma possibilidade de uma nova variante para o MX5, a coupé, que terá uma silhueta fastback, com uma capota rígida. A apresentação pública do modelo será em Outubro, no Salão de Paris.

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