domingo, 22 de novembro de 2015

Fiat 124 Spider é a nova aposta da marca no segmento dos Roadsters

Após quase uma década desaparecida do segmento dos Roadsters, há muito tempo liderado pelo japonês Mazda MX-5, eis que a Fiat contra-ataca o lançamento do novo MX-5, com o seu novo Roadster, o 124 Spider.


O seu lançamento oficial está agendado para dia 18 de Novembro de 2015, quarta feira, no Salão de Los Angeles. Apesar de tudo, a marca decidiu apresentar as imagens oficiais algumas horas antes na Internet, onde rapidamente se espalhou.


Espera-se a sua venda já no verão de 2016, e este não só é um concorrente com o Mazda MX-5, como ambos partilham as entranhas entre si. Sim, este novo Fiat 124 Spider tem a mesma plataforma do Mazda MX-5, o que deve tornar a sua condução bastante divertida e ágil.

Porém, não é por causa disso que deixam de ser concorrentes. Aliás, temos o recente exemplo do Nissan Qashquai e o irmão Renault Kadjar, que não só partilham as entranhas como são do mesmo grupo Renault. Mas não é por isso que deixam de ser concorrentes.


Quanto às motorizações, o caso muda de figura. Apesar de ter motorizações com cilindradas semelhantes ao MX-5, os motores não são os mesmos. Assim sendo, este pequeno Fiat vem equipado com um motor de 4 cilindros MultiAir II turbo a Gasolina com 140 cavalos de potência e 240 Nm de binário, o mesmo motor adotado no Fiat 500 Abarth. Quanto à caixa de velocidades, os felizes compradores deste ágil Roadster poderão contar com uma caixa manual de 6 velocidades.


A nível estético, a Fiat conseguiu controlar os ânimos de modo a não ter uma estética demasiado antiquada e retro, apesar de serem notáveis as semelhanças com o antigo 124 Spider. Um capot bastante vincado e a típica grelha hezagonal, juntos com os faróis led tripartidos que, não só recordam o antigo 124 Spider como encaixam prefeitamente na linhagem dos últimos modelos Fiat, como o 500X.



Já quanto à traseira, são de salientar os farolins traseiros retangulares com a marcha-atrás ao centro, porém deixando um espaço para uma chapa no tom da carroçaria, no meio dos farolins.

Face ao MX-5, a diferença estética não é assim tanta, mas é notável a americanização na estética do novo Fiat 124 Spider. Infelizmente isso tem-se notado cada vez mais na marca, e aumentou com a compra da Jeep e Chrysler. Na minha opinião é mau, pois a Fiat está a mudar o seu estilo característico Europeu, e cada vez mais a adoptar uma estética americana, completamente desinteressante para o público europeu.

Adiante, face ao MX-5 é de salientar uma cintura traseira mais alargada do que no seu primo Japonês, porém mantém a mesma distância entre eixos.


Existirá ainda uma edição limitada Anniversary, numerada individualmente, disponível apenas na cor Rosso Passione e com bancos em couro preto.

Para nos situarmos no tempo, eis que vos trago uma pequena e interessante aula de História:



Fiat 124 Spider: 1966 - 1980 

Há quase 50 anos, a Fiat tinha na sua gama o Fiat 124 Spider. O Fiat 124 Spider foi fabricado de 1966 até 1980, tendo sido apresentado no Salão Automóvel de Turim. Desenvolvido e fabricado pela carroçadora Pininfarina.


Fiat X1/9

Houve após o Fiat 124 Spider ainda outro roadster, o X1/9. Este modelo nunca teve grande relevância no público, mas os clubes de fãs da Fiat sempre recordarão o X1/9, nomeadamente devido ao seu estilo retro e arrojado. Foi fabricado de 1972 até 1989. Apesar de ter sido desenhado por Bertone, o X1/9 sempre foi fabricado pela Fiat, tendo sido fabricado pela carroçadora Bertone apenas a partir de 1982.


Fiat Barchetta

Em 1995, a Fiat retoma as vendas neste segmento, com o novo Fiat Barchetta. Este carro tinha um estilo bastante inovador, sem entrar em exageros. E foi fabricado de 1995 até 2005, tendo sofrido um facelift em 2003.


Em 2007, o estúdio de design Bertone ainda desenhou um protótipo do novo Fiat Barchetta, mas como é claro, o modelo deixou-se ficar pelo bloco de desenho, e não chegou a ir a produção.


Deixo como sugestão a leitura do texto do Mazda MX-5, clicando aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário