sábado, 26 de dezembro de 2015

Skoda: Monovolume Roomster vai ser descontinuado e marca pretende avançar com o SUV Kodiak.

Este final de ano de 2015 anda bastante animado para o mercado automóvel, com a apresentação do Renault Mégane, ou os novos comerciais do grupo PSA. E a Skoda não poderia ficar indiferente a este "monte" de novidades, pelo que anuncia agora uma ligeita reestruturação da gama de SUVS e Monovolumes.



Apesar de que se esperava um substituto do Roomster (ou uma nova geração), e apesar do projecto até já ir em desenvolvimento (até já tinha sido visto com camuflagem), mas a marca pertencente ao grupo Volkswagen decidiu assim voltar atrás nos planos e acabar de vez com os monovolumes na marca.

Skoda Roomster


Isto tem sido uma ideia a apontar por muitas marcas de automóveis. Há alguns anos atrás, houve um grande fluxo de venda de monovolumes. Hoje em dia a maioria das pessoas "desistiram" desse segmento, e agora, quem reina os mercados são os SUVS.

Este monovolume partilhava a sua plataforma com a Volkswagen Caddy, o veículo comercial de pequeno porte da Volkswagen, e devido a isso, o Roomster sempre teve dimensões desproporcionais, até mesmo nas linhas dos vidros laterais, que tinham um formato algo bizarro, e nada geométrico.

Skoda Roomster

No decorrer de 2014, a Volkswagen lançou o Volkswagen Golf Sportsvan, um monovolume da gama Golf que consiste na plataforma do Golf aumentada em alguns centímetros. Porém, esse modelo só está disponivel na versão de topo Highline, sendo concorrente direto do BMW Série 2 Active Tourer. Assim sendo, a Skoda poderia aproveitar a plataforma e fazer um Monovolume de dimensões mais ligeiras, assim como um preço mais reduzido, e como é claro, a marca ainda vai a tempo, mas ainda nada está confirmado.

Volkswagen Golf Sportsvan

Assim, a marca vai optar por criar um novo SUV, o Kodiak, que terá a plataforma do Volkswagen Tiguan, deverá ter 4,75 metros de comprimento, e estará disponível com versões de 5 e 7 lugares. Ainda não se sabe como se vai situar no mercado face ao Skoda Yeti, ou se o vai mesmo substituir, visto que se esperava uma renovação do Yeti para finais de 2016.

Skoda Kodiak com camuflagem

Sabe-se também para já que este novo SUV será fabricado na fábrica de Kvasiny, na República Checa, e partilhará tecnologia e motores (incluindo uma versão híbrida plug-in) com o Volkswagen Tiguan. Espera-se também que traga tecnologias como o head-up display, leitura de informações do trânsito (em tempo real, note-se), hotspot Wi-Fi e acesso à internet através do sistema de infoentertainment que este modelo deverá trazer alojado na consola central. Ele deverá ser apresentado ao público no Salão de Paris, em Outubro de 2016.

Photoshop do Skoda Kodiak

Assim sendo, o futuro do Skoda Yeti será incerto. Sabe se que não vai ser substituído pelo novo Kodiak, mas não se sabe se vai passar a ser um coupé (ao estilo BMW X6, mas mais pequeno), ou se vai ser renovado com a plataforma do futuro Volkswagen Polo SUV, que, também não deve tardar a chegar.
Assim como o VW Polo SUV deverá ser o "Tiguan bebé", o Yeti deverá ser o "Kodiak bebé".

Photoshop do Polo SUV, que poderá vir a partilhar a plataforma com o Skoda Yeti

E já que a Skoda é tão adepta de voltar atrás com planos, deixamos outro nome que também poderá vir a identificar o novo SUV ao invés do nome Kodiak: Snowman.

Sem comentários:

Enviar um comentário