quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Volvo S90 apresentado oficialmente

A nova berlina topo de gama da Volvo tem agora uma versão híbrida, que deverá contar com cerca de 400 cv. Esta vem substituir o S80, e pretende ser um concorrente de força contra os germânicos BMW Série 5, Audi A6 e Mercedes Classe E. Notem-se também concorrentes como o Jaguar XF e Lexus GS.


O novo modelo foi apresentado oficialmente hoje (02/12/2015), e deverá ser apresentado ao público em janeiro no salão de Detroit. Espera-se que esteja disponível para encomenda já em Março de 2016, com as primeiras unidades a chegar aos clientes em Setembro do respectivo ano.


Com o novo XC90, este modelo partilha não só a estética como também a plataforma modular SPA. A gama de motores deverá ser também partilhada com o XC90 com a versão a gasolina T6 AWD com 320 cv, Diesel D4 com 190 cv e D5 AWD com 250 cv, tendo no topo da gama o híbrido AWD T8 Twin-Engine com 407 cv.


O S90 tem 4963 mm de comprimento, 1890 mm de largura, 1443 mm de altura e uma distância entre eixos de 2914 mm. A versão mais leve tem 1800 kg.


Quanto à estética, a Volvo apostou em linhas elegantes, mas um pouco arrojadas e inovadoras. Note-se os faróis dianteiros que contam com uma estética bastante semelhante à do XC90. Porém, na traseira, vemos uns farolins bastante diferentes, em forma de bumerangue, para cima e para baixo.


Por dentro, a berlina utiliza várias superfícies revestidas a madeira. No painel de instrumentos predomina um sistema de infotainment com ecrã tátil de grandes dimensões, que incorpora um sistema de navegação e de som, assim como os comandos de vários sistemas do carro, assim como a climatização.


O vice-presidente responsável pela pesquisa e desenvolvimento diz que “o S90 representar uma grande evolução em termos de dinâmica de condução, performance e conforto. Reconfigurámos por completo a experiência de condução de um Volvo.” Além disso, para Peter Mertens, no S90 “a estética e o interior representam uma evolução face ao XC90. Empenhámo-nos muito nesta berlina”.


Esta nova Berlina surge equipada com novos sistemas de segurança tecnológicos, para além de serviços de entretenimento e conectividade. O veículo vem equipado com um sistema de condução semi-autónoma, o Pilot Assist. O Pilot Assist é um sistema que permite manter o veículo alinhado com as marcações da estrada, em autostrada, e até à velocidade de 130 km/h.  O sistema City Safety surge renovado no S90, passando agora a contar com uma função de travagem automática na presença de animais de grande porte, independentemente se é noite ou dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário