sábado, 9 de janeiro de 2016

BMW apresenta novidades tecnológicas no CES

A BMW aproveitou o CES (Consumer Eletronics Show) para apresentar futuras tecnologias que poderão vir a ser usadas nos veículos, assim como um concept do futuro BMW i8 Roadster.


Salão da BMW no CES:



BMW i Vision Future Interaction concept car

Vista de Perfil do novo BMW i Vision Future Interaction

Este novo Concept tem: portas a menos e tecnologia a mais! A marca optou por deixar um concept com um ar mais futurista e distante da versão de produção do i8 Roadster removendo simplesmente as portas, assim como o tejadilho!

Frente do novo concep BMW i Vision Future Interaction

E para "compensar", a marca optou por deixar o interior completamente repleto de tecnologia em todo o lado. A esse sistema chama-se Air Touch, e é um sistema totalmente controlado por gestos. Ele engloba o infoentainment, a condução autónoma, e até mesmo comandos por voz. Se o condutor sair do carro, este estaciona de forma autónoma.

Vista superior do BMW i Vision Future Interaction

É de salientar também o head-up display de nova geração, que projeta no vidro a velocidade, o limite de velocidade, e instruções do GPS. Este sistema está situado atrás do novo volante multifunções. Já o passageiro do lugar do pendura tem acesso a um ecrã de 21 polegadas de infointainment.

Head-up Display de nova Geração.
Painel de 21 polegadas de infointainment

O condutor tem também acesso a informações de carros que circulam imediatamente à sua frente e de trânsito longe do seu campo de visão. Existem três modos de condução: pure drive (de performance otimizada), assist e auto (totalmente autónomo). Outra caraterística deste estudo é o facto de não ter portas, o que recorda o BMW Z1, que era vendido com um sistema de portas que baixavam.

Sistema de portas do BMW Z1

BMW Z1

Ainda não se sabe qual será a propulsão do concept, mas quando for vendido, a motorização deverá ser a mesma híbrida plug-in do i8 convencional.

BMW i Vision Future Interaction - vista de traseira
_________________________________________________

BMW i8 Mirrorless concept


Logótipo "BMW i8 Mirrorless" no párabrisas.

Vista de Perfil do BMW i8 Mirrorless

O BMWi8 Mirrorless concept tem  tudo semelhante ao i8 de produção. Porém, tem duas câmaras em substituição dos convencionais espelhos retrovisores exteriores.

Câmaras que substituem espelhos laterais
VISÃO OBTIDA PELAS CÂMARAS É MOSTRADA NO ESPELHO CENTRAL
Espelho central é um simples monitor.

BMW i3 Extended Rearview Mirror

Por outro lado, O i3 Extended Rearview Mirror concept utiliza uma câmara no tejadilho para auxiliar a visão traseira.
Assim como no BMW i Vision Future Interaction concept car, é possível guiar a viatura por gestos. E, se o condutor sair da viatura, esta estaciona de forma autónoma.




BMW Connected

BMW Connected é um sistema que a BMW apresentou em todas as viaturas do CES. É uma espécie de assistente à condução. Ele alerta de acidentes ocorridos nas proximidades, detecta lugares vagos, e desvia a viatura de obstáculos.



Posto de Carga BMW - Ilumina e Carrega

A BMW desenvolveu um novo posto de carga para veículos que está a ser apresentado no CES. Não só funciona como um candeeiro público como tem uma ficha para veículos elétricos. É sem dúvida uma ideia que poderá pegar nos futuros anos.

Posto de carga durante o dia - Posto de carregamento normal 
Posto de carga durante a noite - Não só carrega como também funciona como candeeiro público.
NOVIDADES DA BMW MOTORRAD NO CES:

Faróis Laser em motos

BMW K1600 GTL com Faróis Laser

Os faróis Laser, apesar de ainda serem uma novidade no mercado já foram usados por vários modelos topo-de-gama, nomeadamente na Audi e Mercedes. Porém, a BMW decidiu colocar faróis Laser pela primeira vez numa moto (numa K 1600 GTL) e este é o resultado:


Head-up Display para Capacete

A BMW Motorrad aproveitou o CES (Consumer Eletronics Show) para mostrar o Head-up Display situado no capacete do condutor da moto, de modo a que, seja qual for o sítio para onde olha, tenha sempre no campo de visão informações como: Estado da estrada nos próximos metros; Velocidade; Mudança engatada; Notificações.

Head-up Display em situações normais.

Head-up Display com situações de obras na estrada.

Head-up Display ao receber notificações.

Sem comentários:

Enviar um comentário