domingo, 10 de janeiro de 2016

Volkswagen desvenda veículo elétrico no CES


A seguir ao Beetle, a Pão-de-Forma é de facto um dos veículos mais icónicos da história da Volkswagen. Assim sendo, a marca já tinha feito um concept em 2011 (o Volkswagen Bulli) que poderia anunciar a chegada de uma nova Pão de Forma. Porém, a marca decidiu atrasar os planos, e está agora a apresentar uma evolução desse concept, movida 100% a eletricidade.


O Budd e-concept é assim o novo concept 100% elétrico desvendado no início de Janeiro de 2016 no CES, em Los Angeles. Ele é uma evolução do concept Bulli apresentado em 2011. Este novo concept revela uma silhueta bastante compacta. Trata-se de um pequeno monovolume de tração integral que poderá ter uma versão de produção em 2019. Mas para além disso, é também um veículo repleto de inovações tecnológicas que poderão ser aplicadas mais brevemente a veículos de produção.


Ele apresenta-se ao público com a nova plataforma modular para modelos elétricos do grupo Volkswagen, denominda Modular Eletric Toolkit) e estará em produção na próxima geração de modelos elétricos (que vão do Up ao Passat, incluindo o Golf). Este novo concept conta com baterias com 101 kWh de capacidade proporcionando uma autonomia de aproximadamente 600 km, superando bastante a concorrência. De acordo com a marca, as baterias carregam 80% em apenas 15 minutos.


Toda a iluminação deste veículo é feita com Led’s. A nova plataforma permite reduzir o espaço normalmente ocupado pelos motores elétricos e baterias, deixando mais espaço no interior do habitáculo para os ocupantes. As baterias ficam alojadas no piso da viatura, e contamos com dois motores elétricos, um para cada eixo.

Já quanto ao habitáculo, destaca-se o lugar do pendura, que tem a invulgar possibilidade de rodar num ângulo de 180 graus. Na parte traseira do habitáculo existe ao invés dos habituais bancos, um grande sofá em forma de L, que transmite conforto ao interior deste concept.


Neste concept, é de salientar a conetividade e o infointainment, outra das caraterísticas deste Budd-e concept. Isto pois ele consegue-se ligar-se a dispositivos domésticos ou mesmo no escritório. À frente do condutor há três ecrãs totalmente personalizáveis, controlados por gestos, tacto (ecrãs tácteis) e comandos de voz, o que faz com que não seja necessária a existência de quaisquer botões no habitáculo deste concept. Os comandos por gestos também podem ser utilizados pelo passageiro do pendura.


No interior, há câmaras que reconhecem quando os ocupantes dos lugares traseiros se levantam para sair, abrindo automaticamente as portas deslizantes laterais. E a bagageira pode ser aberta apenas passando o pé debaixo do párachoques traseiro. 

A luz “Laser” detecta o pé, o que faz com que a viatura abra a bagageira.

Também é possível abrir as portas deslizantes do lado de fora com um método inovador:


Destaque também para umas pequenas gavetas que são acomodadas no párachoques traseiro:




A VW aproveitou o CES (Consumer Eletronics Show) para mostrar também diferentes novidades tecnológicas. Destaca-se um sistema mais avançado e com novas funções no sistema de infotainment, num concept que a marca apelidou de e-Golf Touch. 


Ele vem num ecrã de 9,3 polegadas ao centro da consola central, e é um sistema adaptado para veículos elétricos que venham a trazer a plataforma MIB. A interface é bastante personalizável, e permite o acesso ao telefone ou música. Este sistema de infointainment conta também com uma função de carregamento sem fios do telefone, incluindo para os ocupantes dos lugares traseiros. A VW diz que as várias funções deste sistema estão próximas da produção, sendo que estrearão em modelos de produção já no próximo verão de 2016.



Sem comentários:

Enviar um comentário