domingo, 29 de maio de 2016

Renault apresenta Clio RS16

A Renault aproveitou o Grande Prémio de Fórmula 1 no Mónaco, para apresentar uma variante mais "radical" do Clio RS. Chama-se RS16, e dá uso ao motor 2.0 turbo com 275 cavalos do Mégane RS 275 Trophy-R e 360 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual. O Mégane RS 275 Trophy R também cede o sistema de arrefecimento. A marca decidiu apresentá-lo com o piloto Kevin Magnussen.


(clique em cima das imagens para maior resolução)

O objetivo deste modelo é celebrar os 40 anos da Renault Sport. Para celebrar de uma forma "afinada", a Renault Sport recorreu a variadas afinações desportivas no chassis e suspensão.


Já a designação RS 16 homenageia o Fórmula 1 da Renault desta temporada de 2016, que também se chama RS 16.

De acordo com Patrice Ratti, Director-Executivo da Divisão de Carros Desportivos da Renault, “O objetivo foi criar um protótipo capaz de genuínas e deslumbrantes prestações desportivas”.


A carroçaria desta versão também não esteve livre de alterações: está 60 milímetros mais larga, os mesmos amortecedores do Mégane RS 275 Trophy R (portanto são da Ohlins), e discos em aço de 350 milímetros, que são "escondidos" por umas jantes de 19 polegadas.


O eixo traseiro foi desenvolvido para ser semelhante ao do Clio R3T (clio de Ralis), pelo que é 50% mais rígido. A bateria é de lítio, pelo que se poupou 15 quilos de peso ao carro, assim como se deixou mais espaço no compartimento de motor.


Destaque ainda para uma estética mais agressiva, com saias laterais e cavas das rodas mais destacadas. Os leds no párachoques são em formato de bandeira axadrezada.


Para já é um protótipo comemorativo, mas é possível vir a ser produzido através de uma edição limitada, no Verão de 2016. Mas, para já, só existem dois protótipos: o Amarelo (Amarelo Sirius para ser mais específico), que irá servir para a apresentação oficial no Mónaco. No entanto, também há uma unidade pintada de preto, que será usada em estudos desportivos internos da marca.

Sem comentários:

Enviar um comentário