quarta-feira, 25 de maio de 2016

Renault apresenta a nova Grand Scénic

A Renault apresentou hoje, dia 24 de Maio de 2016, a nova Geração da Grand Scénic. A principal novidade desta geração é que, esta versão "Grande", estará disponível com 5, ou 7 lugares, enquanto a Scénic normal só terá a versão de 5 lugares.

À ESQUERDA: RENAULT GRAND SCÉNIC -- À DIREITA: RENAULT SCÉNIC
(clique em cima das imagens para maior resolução)

Ao invés da Renault Scénic, esta Grand Scénic será vendia em Portugal, pois está homologada como Classe 1. Este modelo deverá chegar ao mercado Nacional no fim do ano, nas duas versões de 5 e 7 lugares. A Scénic normal, que só conta com a versão de 5 lugares, não virá para o nosso mercado.


Este monovolume inspirou-se no Espace em diversas coisas. Primeiro, as dimensões: Esta Grand Scénic é 7,5 cm mais comprida do que a geração anterior, é 22,4 cm maior do que a nova Scénic "pequena", e tem mais 40 litros de arrumação na bagageira, pelo que está mais próximo do Espace. E a distância entre eixos aumentou em 3,5 centímetros!


E não é só nas dimensões que se notam semelhanças: A Renault optou por manter a estética da Espace, neste novo modelo, com diversos retoques na frente e na traseira para se adequar à família Scénic, assim como na linha de vidros lateral (que agora tem o mesmo vinco que na Scénic normal).


O interior é essencialmente o mesmo da Scénic normal. Conta com um habitáculo mais cómodo e amplo, e o sistema R-Link 2 pode ser usado através de um ecrã tátil de 8.7 polegadas posicionado na consola central, assim como acontece atualmente na maioria dos modelos Renault, nas versões de topo.


Quanto a tecnologias, destaca-se o sistema de som Bose, alerta de colisão, sistema de deteção de peões (de série), cruise control adaptativo, alerta de mudança de faixa, e o sistema Multisense, que altera o modo de condução.


O aumento da bagageira compensou: Agora, na versão de 5 lugares da Grand Scénic, podemos contar com nada mais nem nada menos do que 718 litros de capacidade! (Claro que ainda não se aproxima da Espace, que com 5 lugares consegue 785 litros, mas já é bom).


E esta nova geração traz o sistema One Touch, que, de forma instantânea, rebate os bancos traseiros eletronicamente, o que oferece um piso plano na bagageira.



Para além da estética, até mesmo o conceito deste Grand Scénic alterou: Agora, a marca Francesa considera-o um crossover, assim como acontece na Renault Espace. É assim um monovolume adequado a estradas de terra batida.

Aliás, a altura ao solo aumentou 160 milímetros. E, assim como na Scénic pequena, este monovolume vai contar com as jantes de 20 polegadas de série, o que também ajuda a aumentar a distância ao solo. Os pneus serão 195/55 R20.


Quanto a motores, a Renault tem 5 opções a gasóleo para este novo modelo, apesar de que poderão variar de país para país, a gasolina, só há 1 opção.

GÁSÓLEO:

1.5 dCi 110 com caixa manual seis velocidades ou automática EDC de sete velocidades;

1.5 dCi 110 Hybrid Assist com caixa manual de seis velocidades (SISTEMA HÍBRIDO);

Energy dCi 1.6, em versões de 130 cv (com caixa manual de seis velocidades), e de 160 cv, (só disponível com a caixa automática EDC de seis velocidades.)


GASOLINA:

Energy TCe, que pode ter 115 ou 130 cv, ambos com caixa manual de seis velocidades,


A ideia do Hybrid Assist consiste num gerador elétrico e numa bateria de 48 Volts, que armazena a energia das travagens, o que permite ao motor elétrico ajudar o motor a combustão nas acelarações.

Sem comentários:

Enviar um comentário