domingo, 8 de maio de 2016

Skoda confirma o nome Kodiaq para o seu novo SUV


A Skoda anunciou oficialmente que o seu próximo SUV será de facto chamado Kodiaq, como já tínhamos adiantado anteriormente (clique aqui). A marca adiantou também dois teasers, que confirmam o nome, um sistema de tração às 4 rodas, e a inspiração para o nome "Kodiaq".

O nome Kodiaq vem dos ursos-de-kodiak. Os ursos-de-kodiak são uma das subspécies do urso pardo, que habita nas costas do Sul do Alasca, assim como nas ilhas Kodiak (que também irão partilhar o nome com o novo Skoda).


Anteriormente pensava-se que este modelo poderia vir substituir o Skoda Yeti, ou ser posicionado abaixo do Yeti, no Segmento B, sendo uma espécie de Polo Cross. No entanto, nenhuma dessas teorias se confirmou, e na verdade o novo SUV será posicionado no Segmento D. Irá competir com o novo Renault Koleos (clique aqui), que foi apresentado recentemente.

Espera-se um SUV com três filas de bancos, e com 4,70 metros de comprimento. Para ter uma noção em perspetiva do tamanho do novo SUV, ele terá mais 21 centímetros do que o VW Tiguan, e mais 34 centímetros do que o novo Seat Ateca (clique aqui para mais informações do Seat Ateca). Tanto o Volkswagen Tiguan como o Seat Ateca posicionam-se no segmento abaixo, pelo que a diferença de medidas é compreensível. Comparando com o Skoda Yeti, (que também é do segmento abaixo), o Kodiaq terá mais 47 centímetros.


Poucas mais informações foram lançadas acerca deste novo modelo, no entanto, de acordo com algumas "teorias", este modelo deverá disponibilizar uma opção híbrida plug-in, que consiste num sistema híbrido com o qual é possível ligar à tomada. Para além desse sistema, espera-se a existência dos mesmos motores a combustão presentes no Seat Ateca e VW Tiguan.

De série, espera-se que o Kodiaq surja com caixa manual e tração dianteira, sendo que existirão opções 4x4 e com caixa de dupla embraiagem DSG.

O Kodiaq será provavelmente apresentado no Salão de Paris, em França, em outubro, e chegará aos concessionários no início de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário