terça-feira, 7 de junho de 2016

Renault Sport apresenta Twingo GT

Já tínhamos apresentado dois teasers e uma foto-espia (ver aqui) deste novo modelo, mas agora a Renault Sport desvendou finalmente o novo veículo da sua gama: um Twingo mais apimentado. Ao contrário do que tínhamos sugerido anteriormente, esta nova variante do Twingo chama-se Twingo GT, e não RS, como a cor fazia supor.


(clique em cima das imagens para uma maior resolução)

A estreia oficial ao público deste "pocket-rocket" está agendada para o Festival de Velocidade de Goodwood da Inglaterra, que irá decorrer de 23 a 26 de Junho de 2016. Já as vendas do Twingo GT irão começar em Novembro. O Twingo normal continua as vendas muito abaixo das expectativas. Será que o  Twingo GT será uma "lufada de ar-fresco" para as vendas, não só dele mesmo como também para as vendas do Twingo "normal"?


A estética baseia-se ligeiramente no Twin'Run, o concept da Renault apresentado em 2013, que consistia num "Hot-Hatch" bastante radical. No entanto, a Renault Sport decidiu, deixar apenas alguns apontamentos mais desportivos.


Mas é fácil distinguir o Twingo GT do normal: O GT conta com jantes de 17 polegadas baseadas nas do Twin'Run, nomeclatura exclusiva Renault Sport nas soleiras das portas e porta de bagageira, entradas de ar laterais, saídas duplas de escape, e listas inspiradas nas do concept Twin'Run (que são de série).


No interior, destacam-se os apontamentos cor de laranja e os pedais em alumínio, assim como a manete das mudanças em Zamac (Liga de Zinco). Este modelo tem quatro cores disponíveis: o laranja exclusivo deste modelo, Lunar Grey, Diamond Black, e Crystal White.


Esta versão apimentada do Renault Twingo conta com um motor Energy 0.9 (898 cm3 para ser mais específico) Turbo tricilíndrico (3 cilindros) que debita 110 cavalos e 170 Nm de binário. Sabendo que a versão "normal" do Twingo tem 90 cavalos, este "GT" sofreu um acréscimo de 20 cavalos. Houve várias alterações, nomeadamente devido a diversas alterações no sistema de admissão de ar.


A caixa de velocidades também conta agora com relações mais curtas, de modo a ter uma resposta mais rápida. Apesar de ainda não existirem informações acerca do seu desempenho, espera-se que consiga fazer os 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos.


No papel, este Twingo tem tudo para ser um excelente Pocket Rocket: Motor Turbo traseiro, tração traseira, pouco peso e muita agilidade, tudo conjugado a uma estética adequada: Será que a eletrónica irá "comprometer" o desportivismo deste pequeno Twingo?


De modo a garantir uma verdadeira sensação desportiva ao volante deste Twingo GT, a Renault Sport ficou encarregue das afinações desportivas a nível de chassis, nomeadamente na suspensão e na direção, que se tornou mais precisa. O ESP também foi recalibrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário